Cnow Marketing

Marketing de diferenciação: entenda a importância dessa estratégia

O Brasil tem apresentado índices crescentes de abertura de empresas ano após ano. Apenas em 2022, foram registrados mais de 3.8 milhões de novos empreendimentos em território nacional, segundo o Mapa de empresas, ferramenta disponibilizada pelo governo federal.

Uma das implicações disso é um mercado muito competitivo, com produtos e serviços cada vez mais inovadores. Todavia, apenas criar um produto ou serviço inovador não é o suficiente, você precisa se destacar para vendê-lo, ou a marca concorrente o fará.


É nesse contexto que o 
marketing de diferenciação surge como uma estratégia essencial para aqueles que querem estar à frente dos concorrentes.

Para entender mais sobre essa estratégia, continue a leitura.

O que é marketing de diferenciação?

Em um mercado cada vez mais competitivo, temos à nossa disposição um leque cada vez maior de opções de serviços e/ou produtos com objetivos comuns. Neste contexto, qual deles consegue o cliente? Aquele que se destaca, sem sombra de dúvidas. 


marketing de diferenciação surge então dessa necessidade que as marcas perceberam de se diferenciar das demais, pois o diferente se destaca aos olhos, e nós sabemos que visibilidade significa muita coisa para as vendas.


Sendo assim, o 
marketing de diferenciação se configura como uma estratégia ou um conjunto de estratégias que buscam colocar uma marca em evidência, diferenciando-a das demais. 

Existem diferentes abordagens que podem ser adotadas para a execução dessa estratégia, podendo elas serem usadas individualmente ou em conjunto. É possível oferecer designs diferentes, um atendimento exclusivo, uma qualidade ímpar, um branding único, um produto limitado, entre outras muitas possibilidades. 

A estratégia ideal não pode ser ensinada como receita de bolo porque, no final, é tudo sobre criatividade e estratégia. Quanto mais única e alinhada à marca, melhor.

Por que investir em marketing de diferenciação?

Uma das implicações da era digital foi a transferência do poder de decisão da marca para o consumidor. Hoje, pode-se pesquisar todos os produtos e serviços disponíveis antes de realizar uma compra, não sendo mais refém da publicidade engessada das empresas nos canais tradicionais, como a televisão ou os jornais.

Como consequência, as empresas precisam se destacar para conseguirem clientes.

Some isso ao fato de o conceito de melhor ou pior ter se tornado ultrapassado, visto que o melhor para um não é necessariamente o melhor para todos. Diante desse cenário, as marcas se veem na necessidade de se diferenciarem das demais para chamar atenção, já que apenas dizer que o seu produto é o melhor do mercado não é o suficiente.

Você pode oferecer um excelente café, mas, se não convencer o seu consumidor de que o seu café tem algo de diferente em relação aos demais, seja o cabo, o preço ou a embalagem, ele vai optar por adquirir o café de uma marca que o convença.

Portanto, em um mercado tão competitivo, não investir em marketing de diferenciação é abrir mão de vendas.

Estratégias de marketing de diferenciação

Como vimos, o marketing de diferenciação pode ser executado de diferentes formas, incluindo uma ou mais estratégias para colocar a marca em evidência. 


Separamos aqui 3 estratégias comuns e eficientes de 
marketing de diferenciação.

Branding

O branding diz respeito basicamente à construção de imagem da marca e à forma como ela se apresenta aos seus consumidores. Isso inclui a maneira como ela se comunica, os seus posicionamentos, os designs usados em seus produtos, conteúdos e peças publicitárias, entre outras coisas.


O branding deve ser uma das peças centrais do 
marketing de diferenciação, pois está diretamente atrelado à forma como o público-alvo enxerga a marca. 

Uma boa forma de potencializar o seu branding é definindo as suas personas e segmentando-as. Assim, é possível comunicar-se de forma mais direcionada, criando conexões e destacando-se.

Serviços associados

Os serviços associados são outra forma de se diferenciar das demais marcas e incluem todos as formas de melhorar a experiência dos consumidores por meio da oferta de serviços que vão além do produto vendido. 

Um exemplo disso são marcas que oferecem assinaturas temporárias de serviços de streams quando os consumidores adquirem um produto.

Investir na experiência do consumidor é uma excelente forma de se diferenciar no mercado, e os serviços associados são ótimas maneiras de fazer isso.

Relacionamento com o cliente

Investir no relacionamento com o cliente é outra forma de se destacar no mercado. Pessoas tendem, mesmo que inconscientemente, buscar coisas com as quais são familiarizadas. 

Empresas que possuem boa presença nas redes sociais, se comunicam diretamente com os consumidores, investem em abordagens pós-venda e demonstram interesse genuíno em saber como foi a experiência dos consumidores tendem a fidelizá-los mais facilmente, e um consumidor fidelizado é uma grande vitória para qualquer marca.

Alguns cases de sucesso


Caso ainda não tenhamos convencido você de que o 
marketing de diferenciação é uma estratégia efetiva, aqui estão alguns exemplos de marcas que obtiveram sucesso com essa estratégia.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma holding amplamente conhecida no Brasil. Antes associada à venda de móveis e eletrodomésticos no crediário, a marca se reinventou e se adaptou à era digital, e hoje investe no controle de grandes marketplaces de diferentes setores. 

Junto a essa transformação, veio a assistente virtual Lu, a inteligência artificial que foi apresentada como um avatar da Magazine Luiza no metaverso. A estratégia foi vender a Lu como uma digital influencer, criando redes sociais, estilo pessoal, colocando-a em cenários populares, entre outras coisas.

O sucesso foi tanto, que hoje a Lu é a influencer virtual mais seguida do mundo. Além disso, após o sucesso da estratégia, várias marcas brasileiras, como a Natura e as Casas Bahia, também aderiram à novidade e hoje possuem seus próprios avatares influenciadores do metaverso.

MRV

Conterrânea da Cnow, a MRV é uma empresa mineira que se tornou uma gigante e referência nacional em construção civil. Com um grande desafio nas mãos, visto que na construção civil é mais complexo conseguir se diferenciar e se aproximar dos consumidores, dado a complexidade, rigidez e seriedade envolvidos, a MRV conseguiu se destacar com o marketing de diferenciação.

Para tanto, a empresa apostou em uma abordagem diferente para o ESG (Governança ambiental, social e corporativa), que é a responsabilização da empresa em relação às suas atividades. Dessa forma, a empresa optou por investir menos na divulgação e mais na prática. O resultado disso foi uma confiança genuína dos consumidores quanto à integridade da empresa.

Hoje a empresa é referência na América em inovação e sustentabilidade. Considerando os impactos da construção civil para o meio ambiente, esse título se torna ainda mais impressionante.

Redbull

Um caso já abordado no nosso blog anteriormente, a Red Bull optou por usar o marketing de conteúdo para buscar o marketing de diferenciação. 

Isso foi feito por meio do blog da marca, que percebeu que uma parte considerável dos seus consumidores partilhavam o interesse por esportes. Assim, apesar de não estar diretamente relacionado à atividade da empresa, a Red Bull viu nos conteúdos sobre esporte uma forma de se diferenciar das concorrentes.

A estratégia foi muito bem aceita pelo público, evidenciando a expertise do time envolvido. O blog é hoje um grande portal informativo sobre esportes de modo geral, com uma excelente curadoria de conteúdos, trazendo autoridade e visibilidade para a marca. 

Hermés

A Hermés é uma das grandes grifes europeias, conhecida principalmente por seus artigos de couro luxuosos. Entre esses artigos, as bolsas Birkins se destacam. 

Modelo clássico da alta moda, as Birkins são sinônimos de luxo e status, e isso não é à toa. Indo na contramão da maioria das marcas, a Hermés percebeu que os seus consumidores não apreciavam a ideia de muitas pessoas terem o mesmo acesso que eles. O que os atraia na marca era a exclusividade.

Ao perceber isso, a Hermés levou o conceito de exclusividade a outro patamar, limitando rigidamente as pessoas que têm acesso às Birkins. 

Uma marca que opta por não vender muitos dos seus produtos? Sim. Como forma de manter o status de exclusividade da marca, o processo envolvido na aquisição de uma Birkin envolve mais que dinheiro, é necessário investir na sua relação com a marca. 

E mais que isso, existem diferentes modelos de Birkins, por isso os clientes sempre estão buscando melhorar a sua relação com a Hermés. Uma das formas de fazer isso? Gastando com os demais produtos da marca, tão caros quantos, mas com o acesso menos limitado.

Conheça a Cnow Marketing

Está procurando soluções em marketing digital para alavancar o seu negócio? Conheça a Cnow Marketing. 


A Cnow é uma agência de marketing digital que oferece as melhores e mais inovadoras soluções em marketing do mercado. Reestruturamos o processo de venda dos clientes, investimos em branding, criamos o canal de vendas, acompanhamos os resultados e muito mais. O 
marketing de diferenciação conosco é consequência de um serviço exclusivo e especializado. 


Com o nosso apoio, a sua empresa não terá dificuldade em se diferenciar das demais. Para isso, basta 
entrar em contato conosco e falar com um dos nossos especialistas.

Estratégias de Cross Sell: Como Aumentar Vendas e Fidelizar Clientes
19Nov

Estratégias de Cross Sell: Como Aumentar Vendas e Fidelizar Clientes

Aprenda estratégias de SEO específicas para e-commerce que ajudam a otimizar visibilidade, atrair mais clientes e aumentar as vendas da sua loja online.

Upsell: Como Aumentar a Receita e Fidelizar Clientes com Estratégias Eficientes
18Nov

Upsell: Como Aumentar a Receita e Fidelizar Clientes com Estratégias Eficientes

Explica como o upsell pode aumentar a receita, melhorar a experiência do cliente e fidelizar, apresentando estratégias práticas para aplicá-lo em negócios de diferentes segmentos.

Salesforce: O que é, Principais Funcionalidades e Como Ajudar Sua Empresa a Vender Mais
14Nov

Salesforce: O que é, Principais Funcionalidades e Como Ajudar Sua Empresa a Vender Mais

Descubra como o Salesforce pode transformar a gestão de clientes, automatizar processos de vendas e fortalecer o relacionamento com o cliente, promovendo crescimento e produtividade para sua empresa.